Quem somos

Palestrinos contra o fascismo! Antifascismo contra o futebol moderno e contra a
intolerância nas arquibancadas.

FUNDAÇÃO 21/04/2014

A Palmeiras Antifascista surgiu quando confrontamos um cara que estava com um agasalho da torcida Irriducibili, uma organizada abertamente nazista da Lazio. Isso aconteceu na arquibancada do Pacaembu. Esse episódio mostrou de forma mais explícita como existe sim ideologia na arquibancada, e que o futebol brasileiro é quase que essencialmente misógino, homofóbico, machista e racista.
Criamos a Palmeiras Antifascista para combater esse tipo de pensamento dentro e fora do campo, mostrando que política e futebol estão interseccionados. Entendemos o futebol como cultura e a arquibancada um espaço para discussão e debate de temas pertinentes à sociedade, e não um mero hábito consumista (este muito reflexo do que chamam de “futebol moderno”, a quase que completa financeirização do esporte) de torcer. A arquibancada então é espaço pra se combater os estigmas e estereótipos enraizados em nossa sociedade, estes que invariavelmente refletem na intolerância e no preconceito.

Nenhum protesto, reunião ou qualquer manifestação de ódio, ligados a grupos que defendem uma postura racista, machista, lgbtfóbica, xenofóbica deve seguir agindo na tranquilidade dentro das arquibancadas. Temos que nos preparar para atacá-los com todas as nossas armas e com a firmeza dos nossos ideais.
Enquanto frente de luta, reunimos militantes anticapitalistas, anarquistas, comunistas, socialistas de diversas tendências que concordam com a necessidade do antifascismo e com os princípios de nossa organização. Nosso modo de funcionamento interno não possui líder ou qualquer tipo de administração central. As decisões são tomadas em conjunto em reuniões periódicas por meio da democracia direta.

Rolar para cima